Conheça o BITCOIN

BitMiner - free and simple next generation Bitcoin mining software

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

SOBRE OS ANJOS




A palavra “Anjo” vem do latim angelus e do grego ángelos, e significa mensageiro. Segundo a tradição judaico-cristã são criaturas espirituais de uma ordem completamente diferente da dos humanos. São os conservos de Deus e dos homens (Ap.19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus. Os anjos, tanto os do bem como os do mal, são seres espirituais, que têm inteligência, emoções e vontade. A Bíblia nos cita nominalmente a existência de pelo menos quatro seres da esfera espiritual: anjos, arcanjos, querubins e serafins. Apesar de citá-los, não há um detalhamento tão grande a respeito deles. Mas, mesmo com poucas informações, podemos ter uma ideia razoável do que é cada um deles.
Os anjos são citados na Bíblia como mensageiros e executores das ordens de Deus (Gn.16:9-11; Dn.6:22; Sl.103:20).

Os anjos são espíritos que servem a Deus e também aos servos de Deus (Sl.34:7). Demonstram que têm vontades. Vemos que Deus criou os anjos puros, mas uma parte deles preferiu rebelar-se contra Deus (Lc.8:28-31; IITm.2:26; Jd.1:6). Em alguns textos os anjos são descritos com características semelhantes as humanas (Jo.20:12). Os anjos possuem inteligência (Mt.8:29; IICo.11:3; IPe.1:12), demonstram suas emoções (Lc.2:13, Tg.2:19; Ap.12:17).
Os anjos são seres espirituais (Hb.1:14), sem um corpo físico real, mas o fato de não terem corpos não muda o fato de terem suas personalidades.


Anjos da guarda são aqueles que segundo as crenças cristãs, Deus envia na hora do nosso nascimento para nos proteger durante toda a nossa vida. Em Sl. 34:7 “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.” O anjo acampa-se ao derredor dos que o temem e os livram. Argumenta-se que a Bíblia sustenta em algumas ocasiões a crença do anjo da guarda: "Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei". (Ex.23:20).
O conhecimento dos anjos é limitado por serem criaturas. Isto significa que eles não sabem tudo o que Deus sabe (Mt.24:36). Entretanto, parece que têm um conhecimento maior do que os humanos. Isto pode ocorrer por três razões:
Os Anjos foram criados como uma ordem superior de criaturas no universo, em comparação aos seres humanos. Por este motivo, é de sua natureza possuir maior conhecimento.
Os anjos estudam a Bíblia e o mundo de forma mais completa que os humanos e assim obtêm conhecimento (Tg.2:19; Ap.12:12).
Os anjos adquirem conhecimento através da longa observação das atividades dos seres humanos. Diferentemente dos humanos, os anjos não têm que estudar o passado; eles o viveram. Assim, sabem como os outros agiram e reagiram em determinadas situações e podem então prever com grande exatidão como nós vamos agir em circunstâncias parecidas.
Apesar de terem vontade própria, os anjos são, como todas as criaturas, sujeitos à vontade de Deus. Os anjos bons são enviados por Deus para ajudar os que Nele creem (Hb.1:14).
O que os anjos fazem:
  1. Eles louvam a Deus (Sl.148:1-2; Is.6:3).
  2. Eles adoram a Deus (Hb.1:6; Ap.5:8-13).
  3. Eles se regozijam nos feitos de Deus (Jó 38:6-7).
  4. Eles servem a Deus (Sl.103:20; Ap.22:9).
  5. Eles se apresentam perante Deus (Jó 1:6; 2:1).
  6. Eles são instrumentos dos julgamentos de Deus (Ap.7:1; 8:2).
  7. Eles trazem respostas às orações (At.12:5-10).
  8. Eles ajudam a ganhar pessoas para Cristo (At.8:26; 10:3).
  9. Eles observam a ordem cristã, obra e sofrimento (ICo. 4:9; 11:10; Ef.3:10; IPe.1:12).
  10. Eles dão encorajamento em tempos de perigo (At.27:23-24).
  11. Eles cuidam dos justos no momento da morte (Lc.16:22).
Em nenhum lugar a Bíblia afirma que os anjos foram criados à imagem e semelhança de Deus, como foram os humanos (Gn.1:26). Os anjos são seres espirituais que podem, até certo ponto, assumir forma humana. Os humanos são basicamente seres físicos, mas com um aspecto espiritual. A maior coisa que podemos aprender dos anjos é sua obediência instantânea e sem questionamentos às ordens de Deus.


O Arcanjo é citado na Bíblia como uma espécie de “Anjo-chefe”. A palavra arcanjo tem esse significado. O Livro de Daniel diz que ele orou a Deus, em linha com a Palavra, e suas orações chegaram até Deus. Deus deu ordem ao Seu anjo que levasse a resposta e, quando o anjo vinha com as respostas (estamos falando do mundo espiritual, sobrenatural), disse que o príncipe do reino da Pérsia, portanto, uma potestade, se opôs àquele anjo para que não trouxesse a resposta, e diz a Palavra que ele clamou e veio o arcanjo Miguel (Miguel, do original hebraico, Micael, quer dizer quem é maior do que Deus) veio e a vitória chegou. O príncipe da Pérsia é aqui representado por principados e potestades, são forças demoníacas que querem se opor, que lutam contra tudo aquilo que se intenta realizar na obra de Deus.(Ef.6:12). Veja um verso bíblico sobre um dos arcanjos: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” (Jd. 1:9). O fato de esse arcanjo contender ou lutar diretamente contra o diabo mostra que é um ser dotado de grande poder e autoridade, e que exerce uma posição de destaque na esfera espiritual.


Os Querubins querubins são seres angélicos envolvidos em adorar e louvar a Deus. Os querubins são mencionados na Bíblia pela primeira vez em Gn.3:24: “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” Antes da rebelião de Satanás, ele era um querubim (Ez.28:12-15). O tabernáculo e o templo, assim como os seus pertences, continham muitas representa- ções de querubins (Ex. 25:17-22; 26:1,31; 36:8; 1Reis 6:23-35; 7:29-36; 8:6-7; 1Cr.28:18; 2Cr.3:7-14; 2Cr.3:10-13; 5:7-8; Hb.9:5).
Os capítulos de 1 a 10 do livro de Ezequiel descrevem os “quatro seres viventes” (Ez.1:5) como sendo os mesmos que os querubins (Ez.1:10). Cada um tinha quatro faces – a de um homem, de um leão, de um boi e de uma águia (Ez.1:10; 10:14) – e cada um tinha quatro asas. Em sua aparência, os querubins “tinham a semelhança de homem” (Ez.1:5). Esses querubins usavam duas de suas asas para voar e as outras duas para cobrir seus corpos (Ez.1:6,11,23). Sob suas asas os querubins aparentavam ter a forma, ou semelhança, da mão de um homem (Ez.1:8; 10:7-8,21).
As imagens de Apocalipse 4:6-9 também aparentam estar descrevendo querubins. Os querubins tinham como propósito o de magnificar a santidade e poder de Deus. Essa era uma de suas responsabilidades mais importantes por toda a Bíblia. Além de glorificar a Deus, eles também serviam como um lembrete visível da majestade e glória de Deus e de Sua presença contínua com o Seu povo. Os querubins são citados também como seres que têm asas e uma forma semelhante a humana (Ex.25:20). Em algumas passagens vemos querubins com forma de animais (Ez.41:18-19). Em outras, temos querubins descritos em formas estranhas, mesclados com características de pessoas e animais. Por exemplo: Em Ez.1:5-8, esses seres tinham 4 rostos, 4 asas, mãos que saiam de debaixo das asas, etc. Esses seres estão sempre ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus (Ap.4:6-8).


Os Serafins, “seres ardentes”, são seres angelicais associados com a visão do profeta Isaías no Templo quando foi chamado ao ministério profético (Is.6:1-7). Is.6:2-6 registra: “Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.” Serafins são anjos que adoram a Deus continuamente. Eles usavam duas asas para voar, duas para cobrir seus pés e duas para cobrir suas faces e voavam pelo trono onde Deus estava sentado, cantando louvores enquanto chamavam atenção especial à glória e majestade de Deus. Esses seres aparentemente também serviam como agentes de purificação para Isaías quando ele começou o seu ministério profético.
Os serafins sempre estão ligados a glorificação da majestade e grandeza de Deus. São seres que, acima de tudo, estão a serviço do Reino de Deus. Um anjo colocou brasa viva nos lábios de Isaías e disse: “Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado.” Semelhante aos outros tipos de anjos santos, os serafins são perfeitamente obedientes a Deus. Semelhante aos querubins, os serafins estavam particularmente focalizados em adorar a Deus.

Os anjos são criaturas; Deus é o Criador, o ser “incriado”. Logo, os anjos dependem dele para continuar a existir e para desempenhar suas funções. Só Deus deve ser cultuado.
Em Ap.19:10, o próprio anjo repreendeu o apóstolo João quando este se inclinou para adorá-lo, pensando que fosse o ser divino: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
Embora alguns anjos sejam hierarquicamente superiores a outros, como o arcanjo Miguel (Dn.10:13; 12:7), e assistam diante do trono de Deus, como Gabriel (Lc.1.19), isso não os torna objetos de adoração. Eles são conservos nossos, ou seja, aqueles que, assim como nós, servem a Deus.
Os cristãos não podem jamais cultuar anjos ou qualquer outra pessoa ou ser, pois, como lembrou Jesus, citando Deuteronômio 5.9: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto (Mateus 4.10). Com Jesus temos vitória. Existem forças que se opõem, que lutam, que resistem, que criam ciladas, que criam armadilhas, que tentam impedir as realizações da vida pessoal do povo de Deus, tentam impedir a qualquer custo a realização da obra do Senhor, portanto devemos crer e contar com os anjos de Deus. Nós somos os herdeiros da salvação, os anjos estão a nosso favor, por isso, devemos ter cuidado com aquilo que falamos, porque, se dissermos palavras negativas perante os anjos de Deus, estaremos sendo rebeldes e frustrando a sua ação.

Fonte: Pesquisa no Google.