Conheça o BITCOIN

BitMiner - free and simple next generation Bitcoin mining software

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

NOSSA VIAGEM A GRAMADO - 03 a 08 de JUL/2015

Em fevereiro de 2015 resolvemos fazer uma viagem maravilhosa a Gramado - RS para comemorar o aniversário de 15 anos da minha filha Tatyane Julia e os 18 anos do meu filho Igor Rafael. Fomos até a CVC do Shopping Recife e compramos um pacote para Gramado e Canela incluindo passagens aéreas, hotel e a turnê da Uva e do Vinho na cidade de Bento Gonçalves e muitas outras atrações, e marcamos para os dias 03 a 08 de julho de 2015. Estação Outono/Inverno. 
No dia 02 de julho, dia do aniversário dela, fizemos uma pequena comemoração e no dia 03 seguimos ao Aeroporto rumo a nossa viagem mais longa de avião, até o momento. 
Dia 03/07/2015 – Sexta-feira - Primeiro dia.   Viagem

Fomos eu (Virginia), Valéria, Tatyane, Igor, Murisa e Matheus. Saímos no dia 03 às 04:30h da madrugada e fomos para o Aeroporto Internacional dos Guararapes, com Janginha, Iza, Deninha e Guigui que foram nos levar. 

Desembarcamos às 06:03h da manhã. Foram 02:30h de viagem e chegamos às 08:30h em Brasilia onde pegamos outro voo, às 09:13h rumo a Porto Alegre onde chegamos às 12:04h, 02:40 de vôo. 
No Aeroporto Salgado Filho em Brasilia, encontramos com o pessoal da CVC que nos levou  até o hotel.  A viagem até Gramado durou duas horas. Chegamos no Hotel Kehl Haus às 16:40h, desfizemos as malas, tomamos banho, descansamos um pouco e às 19:30h fomos à pé, num frio de doer, 10ºC, jantar no Restaurante Aquecee que fica na Av. das Hortências lá perto do hotel. É um restaurante muito aconchegante e a comida é caseira, muito boa e o preço é bem accessível, recomendo.
Dia 04/07/2015 – Sábado - Segundo dia.   
Tour da Uva & Vinho: Tramontina / Vinícola Aurora / Passeio de Maria Fumaça.
Acordamos às 06:00h e fomos para o café da manhã às 08:00h. Quase perdemos o ônibus, mas corremos e fomos para o Tour da Uva e do Vinho. O ônibus saiu do hotel às 08:20h e chegamos em Carlos Barbosa às 09:30h. Márcia foi a nossa guia, uma pessoa muito simpática que nos acompanhou por toda viagem. Pra começar o dia fomos visitar o showroom da Loja de Varejo da Tramontina que fica no Centro da cidade. Na Tramontina Murisa comprou um presente para a mãe dela. Fomos também em uma loja de roupas de frio lá perto e compramos luvas e gorros bem baratinhos. A cidade estava toda enfeitada com vaquinhas de todo tipo, por causa da festa do Queijo da Fettina de Formaio uma famosa queijaria que fica na rua em frente à loja da Tramontina. Na frente da Fettina de Formaio tinha um grupo tocando e interpretando uma história folclórica italiana, foi muito divertido, eles são o máximo. Lá dentro provamos vários tipos de queijos e salames. 
Da Tramontina fomos para a cidade de Bento Gonçalves para visitar a tradicional Vinícola AURORA. Chegamos lá às 11:00h. Fomos muito bem recepcionados e ouvimos toda história da Vinícola e da produção dos diversos tipos de vinhos e espumantes.
Passamos por várias salas (caves) com tanques enormes que guardam o vinho por anos no processo de envelhecimento diferente para cada tipo de vinho ou espumante, passarmos pelo corredor das bandeiras de todos os países do mundo, chegamos a uma Cave de Baco onde um saxofonista tocava uma música italiana muito linda. Daí fomos para a cave de degustação de vinhos e sucos de uva natural, uma delícia. Nesta sala tem uma fonte com a escultura do deus Baco, com uma fonte que derrama vinho em vez de água.  Saindo da degustação subimos uma escadaria e chegamos à loja de vinhos onde podemos comprar sucos de uva e vários tipos de vinhos a preço de fábrica.

Ao meio dia fomos almoçar em um self-service Restaurante Botafogo, em Bento Gonçalves perto do pórtico da cidade que tem o formato de um barril (pipa) de vinho. 
Após o almoço fomos para o passeio de trem Maria Fumaça. Chegamos na Estação de Bento Gonçalves às 13:40h, e passamos por várias lojinhas de lembrancinhas e degustação de vinho. Embarcamos no trem Maria Fumaça e durante a viagem até a estação de Garibaldi, tinha apresentações de teatro e música gaúcha e italiana dentro do trem. Foi massa, muito divertido. 
Chegamos na estação de Garibaldi às 15:00h e fomos recepcionados por uma dupla de gaúchos tocava o tempo todo músicas gaúchas e nos convidava para saborear vários tipos de sucos de uva, vinhos e espumantes da Vinícola Aurora.
Também tem algumas lojinhas de artesanato com trabalhos lindos onde compramos algumas lembrancinhas para levar como recordação da viagem. Pegamos novamente o trem para irmos à estação final em Carlos Barbosa, chegamos às 15:40h. Mais música no trem.
Na estação final pegamos o ônibus da CVC e fomos para a Loja de Varejo da Dakota em Bento Gonçalves para ver a exposição de lançamentos de sapatos e botas, cada um mais lindo que o outro, se eu estivesse com dinheiro faria a feira de sapatos. Lá na loja tem um Café Colonial onde tomamos um capuccino, uma delícia. 
Chegamos no hotel às 18:30h muito cansados. Estava muito frio lá fora e não tivemos coragem de sair até o restaurante Aquecee e pedimos 2 deliciosas pizzas grandes com refrigerante. Foi o nosso jantar.
Dia 05/07/2015  - Domingo - Terceiro dia. 
City Tour Gramado e Canela.
Acordamos cedo e fomos tomar o café da manhã. Às 07:15h o guia Valcir foi nos recepcionar no hotel para levar-nos ao ônibus. A nossa primeira parada foi na cidade de Canela onde fomos visitar a Cascata do Caracol, um lugar muito lindo, no meio da mata. Pagamos os ingressos para andarmos no teleférico e tirar fotos da cascata. Na primeira estação dos bondinhos tem um mirante que dá para uma linda paisagem onde podemos apreciar a cascata do Caracol. 
Na estação seguinte seguimos para a trilha do Caracol adentrando na mata, uma trilha ecológica que termina no Museu das Esculturas que falam. São réplicas dos animais da região confeccionados em madeira e que tem um cordão com um cabo de madeira que passado pelas costas dos animais emitem o som característicos de cada um. Muito interessante.
Saindo da Cascata do Caracol fomos conhecer o Castelinho do Caracol em Canela, construído com madeira do local, pinheiro brasileiro e as paredes do primeiro piso são encaixadas sem pregos.É a casa da família Franzen, intacta desde a sua construção entre 1913 e 1915. Atualmente, a casa foi transformada em um museu, expondo ambientes e objetos de época, além de contar com um pequeno café que serve a sobremesa mais famosa da região, o apfelstrudel do Castelinho, torta de maçã quente acompanhada de nata ou sorvete de creme que  tivemos o prazer de experimentar. Uma delícia. Também é servido o café colonial e vários lanches: chocolate quente, waifell, makronen, vinho alemão e muito mais.

Após o castelinho do Caracol fomos ao Museu de Cera, na Avenida das Hortências, em Gramado, onde tem o Dreamland e o Harley Motor Show.
O museu de cera tem 26 cenários com esculturas de cera representando presidentes, reis, rainhas, papas, cantores e artistas famosos em tamanho natural.
No Dreamland vimos representações de cenas de filmes famosos como O Pirata do Caribe, O Homem Aranha. Na sala invertida tiramos fotos de cabeça para baixo, no cenário do Homem Aranha e vestidos de piratas no cenário do filme Piratas do Caribe. Foi maravilhoso.
Não deu tempo de eu irmos ao Harley Motor Show mas Igor e Matheus foram e tiraram fotos de lá. É um lugar todo decorado com luzes de neon e com músicas do tempo dos Harleys americanos que construíam motos de todos os modelos mais estranhos. No banheiro do Harley Motor Show a pia é feita com funis de carro e as torneiras são as mangueiras do posto de gasolina. Gastamos muito nesse museu porque comprei muitas foto.
Nossa próxima parada foi no Museu dos Minerais e Pedras Preciosas. Eu não entrei mas tirei fotos do lado de fora. Igor e Matheus pagaram o ingresso e ganharam na entrada uma pedrinha como lembrança da visita. Depois fomos almoçar no Restaurante Galeto Itália, rodízio. Nota 10

Após o almoço fomos ao Mini-Mundo em Gramado. É um parque de lazer em forma de uma mini-cidade onde quase tudo é 24 vezes menor. As construções e o urbanismo são encantadoramente pequenos, inclusive as árvores, arbustos, pessoas e meios de transporte, numa perfeição quase que inacreditável.
 
Existem também espaços destinados ao uso dos visitantes, em tamanho natural, como o Café Mini Mundo, Galeria da Fama, Block House, Estação Mini Mundo, Correio, Parque Infantil.
Encontramos importantes obras da humanidade em miniatura, dentre elas castelos europeus, prefeituras, estações ferroviárias, igrejas, torre de televisão, conjuntos de casarios, aeroporto e metrô, além de unidades habitacionais, comerciais e de serviços.
Hoje são quase 140 construções dos mais variados portes, desde as mais contemporâneas, como o Aeroporto de Bariloche, da Argentina, até os prédios mais antigos, como o Castelo de Neuschwanstein, da Alemanha.

A próxima parada foi no Parque Temático Mundo a Vapor em Canela. A fachada do parque mostra como foi o impacto dramático da reconstrução do famoso acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada em alta velocidade atravessou uma parede e ficou pendurada a 12 metros de altura.
Em 6 minutos é possível acompanhar o ciclo completo de fabricação do papel na menor fábrica de papel do mundo. Na sequência podemos ouvir as histórias da Siderurgia, Olaria, Ferraria, Granja de Arroz, Trator Agrícola, Serraria e Moinhos de Ventos.  Depois fomos dar uma volta no trenzinho Maria Fumaça para crianças, foi muito massa!

Chegamos no hotel às 16:30h e fomos passear por perto do hotel. Na mesma rua fica o Castelo Medieval que fomos visitar no dia seguinte, segunda-feira. Fomos no Artesanato Noel onde tem muitas coisas lindas para dar de lembrança. Tiramos fotos na frente da loja, fomos dar uma volta e voltamos para o hotel. 
Dia 06/07/2015 – Segunda - Quarto dia.  
Centro de Gramado e Noite Alemã.
Como não tínhamos nada marcado pela manhã com a CVC, fomos por nossa conta visitar a Fábrica de Chocolate Prawer que fica na Av. das Hortências, pertinho do Hotel. Foi muito bom.
Na entrada da fábrica tem uma sala com duas poltronas para se tirar fotos ao lado da lareira. Antes da visita eles passam um vídeo mostrando os chocolates feitos lá. Depois colocamos uma touca para prender os cabelos e fomos guiados por um duende que nos mostrou todo o processo de fabricação dos chocolates artesanais da Prawer, desde as trufas até as barrinhas. Antes de entrar na fábrica passamos pela loja. A fábrica é toda colorida, cada parede é de uma cor em tom pastel. Pena que não podia tirar fotos nem filmar lá dentro. Na saída ganhamos um pedaço de chocolate para experimentar, cada um mais gostoso que o outro. Depois fomos para a loja e compramos muitos chocolates. 
Saimos e fomos passear pela avenida das Hortências no sentido Centro e fomos vendo todas as atrações que tem alí perto e que ainda não tínhamos visitado. Mais acima Matheus viu uma loja da Localiza e fez tudo para Valéria alugar uma Doublo com 7 lugares para irmos na terça-feira para o Lago Negro e para o centro de Gramado. Fomos de carro até o centro de Gramado onde passeamos pela rua coberta, tiramos fotos, passamos pela praça Major Nicoletti toda enfeitado com árvores cor de rosa, ela fica na frente da Igreja de São Pedro, padroeiro de Gramado. Deixamos esse passeio para o dia seguinte porque precisamos voltar ao hotel e nos preparar para a Noite Alemã.
Às 19:25h saímos do hotel no ônibus da CVC para irmos à cidade de Nova Petrópolis para conhecer A Noite Alemã no famoso Restaurante Torquês,  com o nosso guia Valcir.

A viagem até Nova Petrópolis dura uma hora e meia e Valcir vinha contando toda história das cidades no caminho de Nova Petrópolis. O ingresso, dá direito a comer à vontade e tomar suco de uva, dançar e apreciar um grupo de dança folclórica alemã. Eles são muito simpáticos e bem receptivos, animados e alegres. Quando o ônibus chegou na frente do restaurante o Sr. Babalu, entra no ônibus e vem dá-nos as boas vindas falando em alemão e depois em português. Ao descermos do ônibus somos recepcionados pela equipe de dança na frente do restaurante dançando e uma bandinha tocando músicas alemãs. Isso acontece até chegar o último ônibus. Depois os dançarinos entram e começa o espetáculo. Ficamos em uma mesa grande com toda equipe que veio no ônibus, e podemos nos servir com comidas caseiras, café colonial e doces de todo tipo e suco de uva da culinária alemã. Se quisesse beber refrigerante, vinho ou outra coisa sem ser suco de uva teria que pagar por fora.

A bandinha começa a tocar várias músicas folclóricas alemãs e depois os dançarinos começam a dançar. Eles são muito animados e nos contagia com sua alegria. Fui convidada a dançar a música do trenzinho, foi muito divertido. Era formada uma fila e tínhamos que repetir os movimentos do trem como eles mostravam. Depois o Sr. Babalu chamou os aniversariantes lá na frente e Taty foi. Eles cantaram parabéns para os aniversariantes do mês. Os dançarinos então começam a dançar e chamar as pessoas das mesas para dançar também. Foi muito divertido mesmo, adorei. Às 22:40h voltamos para o hotel onde chegamos quase meia-noite.                                                                                                            
Dia 07/07/2015 – Terça-feira - Quinto dia.  
 Lago Negro e Centro de Gramado.
Acordamos às 07:00, tomamos o café da manhã às 08:00h, pegamos o carro que alugamos, e fomos para o Lago Negro em Gramado pegamos um mapa no hotel e conseguimos chegar até lá. É um lugar encantador parecendo as florestas da Europa.
O tempo estava muito frio, 9ºC, e estava chovendo um pouco. Na entrada do Lago tiramos fotos e seguimos pelos caminhos entre árvores e pinheiros que rodeia toda a extensão do lago. Muito lindo. Lá no Parque tiramos várias fotos. Igor e Matheus foram passear no pedalinho depois foram Taty e Murisa. Pena que não tinham as hortênsias azuis que florescem no verão e estavam todas as folhas secas, mas mesmo assim a paisagem é muito linda na estação outono/inverno.
Saindo do Lago Negro fomos de carro para o Centro de Gramado. Tiramos fotos na Rua Coberta e saindo de lá passamos pela Praça Major Nicoletti toda florida com árvores cor de rosa e flores de vários tipos. No centro todas as ruas são floridas, não tem sinal de trânsito e nem uma pontinha de lixo nem buracos nas estradas que são todas bem sinalizadas.
A praça Major Nicoletti fica em frente à Igrejinha de São Pedro, Padroeiro da cidade, construída originalmente em madeira, como capela, em 1917 e depois em pedras, em 1943. A construção levou 8 anos para ficar pronta e é uma das maiores demonstrações de religiosidade dos fiéis gramadenses.  O pátio da igreja é todo rodeado de esculturas que representam os 12 apóstolos.
Fomos almoçar no Águia Lanches que fica numa rua atrás da Igreja de São Pedro. Enquanto esperávamos o nosso almoço começou um nevoeiro que pensávamos que fosse geada. Tudo ficou branco e não dava para ver quase nada nas ruas e estava muito frio. Passamos pelo Mundo do Chocolate e ganhamos algumas moedas de chocolate para experimentar, tinha de laranja, limão, menta. Não resistimo e compramos uma caixa de moedas de chocolate com menta, uma delícia. Valéria foi com Matheus até a Localiza para devolver o carro. Eu, Murisa e Taty descemos na Fábrica de Chocolate Prawer e compramos mais chocolates.
A tarde fomos ao Museu Medieval em Gramado é o Castelo de Saint George onde estão expostas uma bela coleção de armas medievais, brasões de família e cutelaria gaúcha, nacional e internacional. Lá também pude conhecer a origens e a história da minha família, através da heraldica (arte e ciência) que nos foi contada pelo proprietário e construtor do castelo, Gilberto Guzenski que se dedica a confeccionar artesanalmente os brasões de família desde 1967. Foi o próprio Guzenski quem construiu  o Castelo de Saint George.
E, assim chegamos ao final de uma de muitas viagens que pretendo ainda realizar pelo Brasil e pelo mundo.
Dia 08/07/2015 – Quarta-feira - Último dia.  
 De volta à Recife



  Xau!!  Até a próxima!